quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Por que o professor precisa se atualizar tecnologicamente?


           O desafio da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola - Pedro Demo ( resumo)


       Segundo PedroDemo, a escola precisa se atualizar a fim de adaptar-se ao perfil dos estudantes do século XXI. No entanto, isso é um grande desafio, pois no que diz respeito às tarefas de ler, escrever e contar, o Brasil está muito defasado.
        Grande parte desse fracasso deve-se a maneira como o conhecimento chega aos alunos. O texto, assim como o conhecemos, passou a ser reproduzido a partir do ano de 1434 por Gutenberg (inventor da prensa para impressão) e, apesar de já terem se passado mais de 600 anos, ele continua sendo o principal veículo de informação na maior parte das instituições brasileiras  de ensino. Nesse contexto, a escola tornou-se um território estranho para o aluno, pois a discrepância entre o que se produz dentro dela e a cultura popular de transmissão de conhecimento  cresce a cada dia.
   Hoje, os educandos estão acostumados a realizar “8” tarefas simultaneamente; eles leem  textos digitais  não sequenciais, que fazem “remix” de outros textos que usam uma linguagem multimodal (texto, som, imagem, animação, etc.); além disso, em muitos países é comum a produção de blogs por crianças e adolescentes ( que elaboram, redigem, expõem e discutem assuntos de seu interesse). Por isso, é impossível, na sociedade contemporânea, despertar o interesse dos alunos  usando apenas  práticas pedagógicas fundamentadas em aulas expositivas, texto impresso (seqüencial, quadradinho e arrumadinho),  giz e  lousa.
      Diante do exposto, percebe-se que as mudanças precisam ocorrer emergencialmente. E o foco delas deve estar centrado no educador, pois ele  é a maior das “TECNOLOGIAS”,  e a melhor ” FERRAMENTA DO SISTEMA”. No entanto é preciso capacitá-lo e garantir sua atualização constante em cursos de aperfeiçoamento. Só assim, as escolas brasileiras poderão garantir ensino de qualidade à sociedade da era digital.

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