O desafio da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola - Pedro Demo ( resumo)
Segundo PedroDemo, a escola precisa se atualizar a fim de adaptar-se ao perfil dos
estudantes do século XXI. No entanto, isso é um grande desafio, pois no que diz
respeito às tarefas de ler, escrever e contar, o Brasil está muito defasado.
Grande parte
desse fracasso deve-se a maneira como o conhecimento chega aos alunos. O texto,
assim como o conhecemos, passou a ser reproduzido a partir do ano de 1434 por
Gutenberg (inventor da prensa para impressão) e, apesar de já terem se passado
mais de 600 anos, ele continua sendo o principal veículo de informação na maior
parte das instituições brasileiras de
ensino. Nesse contexto, a escola tornou-se um território estranho para o aluno,
pois a discrepância entre o que se produz dentro dela e a cultura popular de
transmissão de conhecimento cresce a
cada dia.
Hoje, os
educandos estão acostumados a realizar “8” tarefas simultaneamente; eles leem textos digitais não sequenciais, que fazem “remix” de outros
textos que usam uma linguagem multimodal (texto, som, imagem, animação, etc.);
além disso, em muitos países é comum a produção de blogs por crianças e
adolescentes ( que elaboram, redigem, expõem e discutem assuntos de seu
interesse). Por isso, é impossível, na sociedade contemporânea, despertar o
interesse dos alunos usando apenas práticas pedagógicas fundamentadas em aulas
expositivas, texto impresso (seqüencial, quadradinho e arrumadinho), giz e lousa.
Diante do
exposto, percebe-se que as mudanças precisam ocorrer emergencialmente. E o foco
delas deve estar centrado no educador, pois ele
é a maior das “TECNOLOGIAS”, e a
melhor ” FERRAMENTA DO SISTEMA”. No entanto é preciso capacitá-lo e garantir
sua atualização constante em cursos de aperfeiçoamento. Só assim, as escolas
brasileiras poderão garantir ensino de qualidade à sociedade da era digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário